Ciclo - Hermes Cavalcante

Ciclo - Hermes Cavalcante

Minha experiência com criação musical tem sido principalmente através da MIDI, sigla de Musical Interface for Digital Instruments. Utilizo o computador para simular os instrumentos desde um piano até uma orquestra sinfônica completa. Mas nunca enxerguei a música digital como substituta do instrumentista humano, este será sempre insuperável, pois além da técnica tem o que o coloca no auge: a sensibilidade e o sentimento.

Minha intenção nunca foi compor para músicos humanos. Se utilizo um meio eletrônico, sempre procurei transgredir todas as regras da composição e da execução, tentando tornar minhas peças "difíceis" de executar por conjuntos e intrumentos humanos.

É assim com Ciclo. Os instrumentos começam no mesmo compasso 4/4, mas aos poucos, o contrabaixo, os pizzicatos e alguns outros instrumentos vão "atravessando" o tempo regular da música até chegar a uma total mistura de contratempos. A idéia era tentar representar que tudo se dá em ciclos ainda que não dê essa impressão às vezes; tudo encontra conclusão no final e recomeça.

Fiz esta peça em 1996, já experimentei vários arranjos e há muito tempo adotei esta forma atual, melhorando apenas as sínteses sonoras com o avanço dos instrumentos virtuais. Em 2013 pensei em acrescentar informação visual, extraída do meu próprio ciclo de vida, e resultou neste vídeo; abstrato, algo surreal, repetitivo - cíclico, enfim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário