Beethoven String Quartet in A minor - op 132 - 1st mvt.

Beethoven String Quartet in A minor - op 132 - 1st mvt.

Escreve Beethoven numa carta:

"Para ti, pobre B (Beethoven), não há felicidade no mundo exterior: é em ti mesmo que deves procurá-la. Só no mundo ideal encontrarás amigos e é só em teu próprio coração que deves, agora, procurar apoio."



Tentando ponderar o imponderável, começando pelo que é para mim, a reflexão amarga de um homem maduro sobre os caminhos que trilhara, comecei a reunir as imagens para este primeiro movimento do quarteto Op.132. A tonalidade menor como quase sempre, sugere por si uma atmosfera mais densa e sombria, complementada pela estrutura com que Beethovem construiu esta obra prima.

Como deveria sentir-se um homem de 55 anos, genial, genioso, completamente isolado do mundo esterior por uma surdez quase total, feito solteirão pelas circunstâncias da vida, com um sobrinho a lhe causar problema atrás de problema? E efetivamente dois anos depois estaria morto.

Solidão, essencialmente solidão. O tempo passado e ainda teimando em passar, a imensa obra realizada, esperanças e desejos ainda pulsando no peito, sem ouvir o que todos ouviam; mas em contrapartida, ouvindo apenas consigo sons que ninguém poderá imaginar ouvir jamais.

E vou por aí, aproveitando o clima para propor-me reflexão semelhante, o que foi, não foi, poderia ter sido, o ser sozinho, o ser solitário, a esperança e a frustração; um balanço, enfim, onde o resultado fica em aberto para o próximo exercício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário